Diretor Geral da Câmara Municipal faz balanço positivo e destaca avanços na produção legislativa

 

Encerrando as atividades legislativas de 2022, o diretor geral da Casa, Gerson Neto, utilizou a Tribuna popular para fazer um balanço das ações desenvolvidas pela gestão, sob a presidência do vereador João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos) e os demais membros que compõe a Mesa Diretora do biênio (2021/2022): Taildo Barros (vice-presidente), Ivaltan Fernandes (Primeiro Secretário) e Chico do Bode (Segundo Secretário).
 
Podemos começar falando que o trabalho dos vereadores não se resume a apenas participar das sessões, embora seja no plenário da Câmara municipal, que é votado a melhoria da vida das pessoas de alguma forma. 
 
Aqui, nesses dois anos, muita coisa foi produzida a favor de todos, só Requerimentos do ano de 2021 foram mais de 200, referente as principais solicitações da população. A maioria das pedidos foram atendidas pelo Executivo municipal, como reforma de casas, de ruas, melhorias, calçamentos, aquisição de ambulâncias, entre outros. 
 
Já em 2022, também fizemos diversas solicitações, como a presença de agentes de endemias em Canafístula, kits de primeiros socorros nas Escolas, limpeza, desmembramento do departamento de esporte da secretaria de educação, entre muitas outras.
 
Parceria com o Executivo
Destacamos a parceria e harmonia do Legislativo com o Executivo, sempre em benefício da população e no desenvolvimento de Alto do Rodrigues. Aprovamos diversas leis enviadas pelo prefeito Nixon Baracho.
 
E quem disse que a Câmara Municipal de Alto do Rodrigues não faz nada, está enganado, vamos citar aqui algumas das ações que só foi possível, graças a aprovação por este Poder Legislativo com aval de todos os edis.
 
Autorizamos o município a fazer convenio com a Liga contra o Câncer; aprovamos a criação do bolsa aluguel e bolsa atleta; se hoje as pessoas recebem o aluguel, foi graças a aprovação da Câmara e, melhoramos, pois era um auxilio emergencial, mas na sequencia aprovamos de forma definitiva para beneficiar a população altorodriguense; a criação da secretaria de cultura, passou pelo “sim”, do Poder Legislativo; aprovamos o aumento do salário mínimo municipal, aumento do salário para os conselheiros tutelares, dos Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Biblioteca e Fiscais de Tributos, equiparação salarial dos supervisores, ganhando igual aos professores. Ensino do Xadrez nas Escolas públicas municipais com os alunos de 6ª a 9ª ano do Ensino Fundamental II, como componente curricular com carga horária mínima de uma hora semanal através da criação do “PROGRAMA ESCOLAR DE XADREZ PEDAGÓGICO”, intitulado “PRÓ-XADREZ. Autorizamos o executivo a doar curso/Reciclagem (Instalações Elétricas, Transporte e manuseio de Materiais, Segurança em Maquinas e Equipamentos, intermediários Liquido Combustíveis e inflamáveis, espaços confinados, Trabalho em Altura, primeiros socorros e QSMS) aos Munícipes; Aprovamos a construção do conjunto habitacional, beneficiando 320 famílias com o sonho da casa própria. Conjunto com toda estrutura necessária (posto de saúde, praça, ruas todas calçadas e com saneamento completo. Aprovamos o prefeito Nixon Baracho a iniciar a obra do saneamento básico do município. Foi autorizado o Poder Executivo a melhorar a gratificação de plantão extra e de sobreaviso dos profissionais da saúde: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, motoristas, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais do município.
 
AÇÕES CONTRA A COVID
Desde o início da pandemia no Brasil, a Câmara Municipal de Alto do Rodrigues adotou medidas de restrições e prevenção, visando preservar a saúde dos servidores e da população que frequenta diariamente o Poder Legislativo a procura dos parlamentares.
 
Em função dos impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o presidente Batista de Zé de Cícero, decidiu por meio da Portaria, suspender as atividades legislativas por tempo indeterminado no âmbito do Poder Legislativo.
 
Como medida de prevenção, foi restrito aos vereadores, assessores mais próximos e a equipe de comunicação a transmissão das sessões, onde a população acompanhou pelas redes sociais, o trabalho das sessões ordinárias.
 
Ainda aprovamos Auxílio Emergencial Municipal no âmbito do Município de Alto do Rodrigues para pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada em decorrência da pandemia do Covid-19. contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para plantões no Centro Municipal de atendimento ao COVID-19.
 
Consideramos templos religiosos, escolas públicas e privadas como atividades essenciais, assim como a prática atividade de todas as modalidades esportivas (academias de ginástica, box de crossfit, estúdio de pilates e afins). Aprovamos a vacinação contra o COVID-19 às pessoas com Síndrome de Down, Autismo e Deficiência Intelectual, maiores de 18 anos, no Município de Alto do Rodrigues.
 
Por falar nas pessoas com necessidades especiais, a Câmara aprovou e foi sancionado pelo prefeito Nixon Baracho, a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo (TEA) no município; Também aprovamos a expedição da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do espectro Autista – CEPTEA no Município.
 
Convocamos secretários municipais para prestarem esclarecimentos sobre as ações de suas pastas, como o secretário municipal de obras, Wilson Cunha, o secretário municipal de Saúde, Antônio Flávio, vieram dizer o que estava sendo feito em suas pastas, atendendo a um pedido da população de Alto do Rodrigues.
 
Gerson Neto, também citou ações de valorização do servidor municipal do Poder Legislativo, ação de gestão como a implantação do Planejamento Estratégico, Missão, Visão e Valores, além de obras e melhoras na estrutura do prédio e da nova fachada da Câmara municipal, entre outras. 
 
Destacou o trabalho que realizado nas redes sociais, com perfis ativos e conteúdo de interesse popular. Produção de conteúdo tanto no instagram, como Facebook com conteúdo atuais e interessantes, além de toda a produção legislativa. Também realizamos campanhas de saúde com a participação de profissionais falando sobre assuntos como Suicídio, outubro rosa, novembro azul entre outras.
 
“À nova Mesa Diretora, desejamos muitas realizações, não podemos realizar tudo que planejamos, mas o que foi feito, foi realizado com total responsabilidade, respeito e zelo pelo bem público”, disse Gerson Neto. 
 
É com esse clima de harmonia e paz, que Gerson Neto desejou a todos um Feliz Natal e um Ano Novo, repleto de realizações.
 
Confira vídeo completo

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *